top of page
Buscar

Prazer, Arquiteto.

  • Marina Cavalcanti Soares Gomez
  • 10 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de mai. de 2022

Arquitetura: atividade existente desde que nossos ancestrais buscaram se abrigar das intempéries, abrangendo todo ambiente físico que abriga uma atividade, ou mais, da vida cotidiana.


Da escolha do terreno ao último parafuso do telhado. Passando por cálculo de área, afastamentos, gabaritos... (reticências ao infinito e além) para aprovações diante dos mais diversos órgãos responsáveis. Estudos e viabilização; de prazos, de orçamentos, de custos, de equipe, projetistas complementares de todas as naturezas imagináveis, e aí, compatibilizar todos estes projetos complementares.

Pare por alguns segundos, agora. É, agorinha, aonde está, e analise o espaço a sua volta - a não ser que esteja neste momento em uma gruta no meio da floresta usando o wi-fi de não sei que internet para acessar esta página. Há alguém que, após profunda análise, ordenou, dimensionou e qualificou TUDO.

TUDO!

A garagem que você estacionou e até o alinhamento da rampa de acesso na calçada ali fora. O elevador, a escada de incêndio que você nem viu, a escada rolante que você subiu, inclusive a altura e o design do guarda-corpo que estava ali mas passou despercebido. A largura e extensão dos corredores, posição, tamanho dos vãos e tipo de abertura das portas e janelas. Vidro, veneziana, abrir, correr... Ele decidiu. Quantas louças tem no banheiro do shopping, e qual a melhor posição do ralo para que você nem o veja. Do registro geral... do quadro de luz... que você também não viu. Cada material que reveste cada superfície, interna e externa, na vertical e na horizontal.



Agora pensa em todos os lugares - edificados - que você já esteve em toda a sua vida. Maternidade, escola, clube, igreja, aeroporto, casa, apartamento, condomínio, fazenda, chalé... e ainda some todo o espaço entre eles.


E vamos além de espaços edificados. Tem aquele que cria. E tem também o que desenvolve, o que modela o 3D e a maquete. Tem o que gerencia o projeto e o que fotografa. Tem o que faz a iluminação, o da aprovação, o da construção.


E ainda tem o que fica pra contar a história.


Muito prazer, me chamo Arquiteto!


 
 
 

Comments


bottom of page